terça-feira, 15 de maio de 2012

Sushis

Ingredientes para o arroz para o sushi - Gohan 
  • 1 xícara de arroz  ( de preferência grão curto/ cateto )
  • 3 e 1/2 xícaras ( chá ) de água

Ingredientes para o Molho do arroz - su 
  • 3 colheres ( sopa ) de saquê
  • 1/2 xícara (chá ) de água 
  • 2 colheres ( sopa ) de vinagre branco 
  • 1 colher ( sobremesa ) de sal refinado 
  • 1 e 1/2 colher  (sobremesa ) de açúcar refinado
http://receitasfaceisbrasil.blogspot.com/

Preparo do Arroz: Leve o arroz até a água ficar totalmente transparente. Deixe o arroz descansando para secar por uns 30 minutos. Enquanto isto misture todos os ingredientes para o molho e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Para cozinhar o arroz ferva a água em uma panela pequena. Assim que levantar a fervura acrescente o arroz e deixe cozinhar até que fique no ponto. Não é necessário refogar nem por sal. Quando o arroz estiver quase seco adicione o molho sobre o arroz. Mexa-o misturando todo o molho com uma colher de madeira ( cuidado ao mexer para na " empapar " demais o arroz ). Continue cozinhando até o arroz ficar sequinho sem queimar. Desligue o fogo e deixe o arroz esfriar por 1h e 30min.

Preparo dos Sushis Nigiri: ( bolinho de arroz coberto com fatias de peixe cru, polvo, lula, camarões, Kani). Corte o peixe em fatias finas de 3cm por 2cm de largura e rserve. Faça bolinhos de arroz de 3cm por 1,5cm. Enquanto for manusear o arroz para fazer os bolinhos de arroz, mantenha sempre ao seu lado uma tigelinha com mistura de água e algumas gotas de vinagre para molhar as mãos , assim você vai evitar que o arroz grude em seus dedos. Cubra os bolinhos com as fatias de peixe. Fica muito bom também, com pele de salmão tostadinha. Para fazer nigiri com camarão ou lula, conzinhe o camarão descascado por 2 mnutos, lula por 4 minutos.

http://receitasfaceisbrasil.blogspot.com/


Sushis enrolados

Para fazer sushis enrolados você precisa ter em mãos uma alga chamada nori. Esta alga deve estar sempre sequinha e firme para dar crocância ao sushi. Use uma esteirinha de bambu ( makisu ) para enrolar os sushis com uma folha de nori sobre ela, espalhando o arroz sobre o nori. Em seguida coloque sobre o arroz, os ingredientes e enrole apertando com cuidado para dar um formato uniforme e firme.
http://receitasfaceisbrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário